A PCH Lavrinhas situa-se na região sudeste do Brasil, no Estado de São Paulo, e tem como coordenadas geográficas 22º 34’ S de latitude e 44° 52’ W de longitude. O eixo da barragem situa-se no rio Paraíba do Sul e o seu reservatório é limitado a montante pelo centro urbano do Município de Lavrinhas e a jusante pelo reservatório da PCH Queluz.
O principal acesso à PCH Lavrinhas se dá por meio da rodovia Presidente Dutra (BR-116), eixo Rio-São Paulo, que no local do barramento encontra-se na margem esquerda do rio Paraíba do Sul. Na margem direita, encontra-se instalada a linha férrea da malha sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal, operada atualmente pela MRS Logística.
A PCH Lavrinhas tem capacidade instalada para gerar 30 MW de energia elétrica, ampliando a confiabilidade do fornecimento atual em escala regional. A PCH Lavrinhas é interligada ao sistema de transmissão por meio da interligação com a subestação de Santa Cabeça, no Município de Cachoeira Paulista. Esta PCH é também integrada com a transmissão da energia produzida e advinda da PCH Queluz.
Juntas, as Pequenas Centrais Hidrelétricas de Queluz e Lavrinhas se destacam no cenário brasileiro por suprirem as demandas locais e até mesmo regional de energia.
Um aspecto importante é que estas pequenas centrais geram menos impactos ao meio ambiente, quando comparadas aos grandes empreendimentos hidrelétricos.
No caso da PCH Lavrinhas, além da geração de energia elétrica, assegurando uma maior confiabilidade para o fornecimento regional, existem vantagens locais e regionais como a geração de empregos e o incremento na economia.
A PCH Lavrinhas é uma usina de baixa queda e o reservatório encaixado tem uma área total de 0,76 km2. A hidrelétrica opera a fio d’água, isto é, sem deplecionamento do seu reservatório, o que significa simplificação dos estudos, do projeto e dos próprios procedimentos operacionais, assim como a menor incidência de impactos ambientais. Além disso, a barragem é relativamente baixa, pois tem a função apenas de desviar a água para o circuito de adução.
O projeto da PCH Lavrinhas contempla uma barragem com comprimento total de aproximadamente 337 m e crista coroando na cota 497,5 m, com a formação de um reservatório estreito, cujo limite montante situa-se a jusante da área urbana da sede municipal de Lavrinhas. Face às reduzidas dimensões da área inundada e pouca profundidade junto do barramento, o reservatório da PCH Lavrinhas pode ser classificado como de “águas rasas” (shallow water).
Localização: Bacia do Rio Paraíba do Sul, em Lavrinhas (SP)
Coordenadas geográficas: Lat. 22º 34’ S / Long. 44° 52’ W.
Vazão Firme: 78,7 m³/s
Área Inundada: 0,764 km²
Nível de montante (Normal): 497,5 metros
Nível de jusante (normal): 484,43 m
Potência: 30 MW
Energia firme: 21,4 MW
Turbinas: 0 turbinas Kaplan de eixo horizontal
Área do Reservatório: 76 ha